Bom Dia

Scraps para Orkut


Amizade...

Scraps para Orkut


Amigo é...

Scraps para Orkut


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

BOTOS

Lenda do Boto = Maraã /AM
Maraã - Expressão máxima da cultura cabocla que está no sangue desta gente, retratando em ritos e danças as histórias e lendas amazônicas.Neste Template está a festa popular do municipio. A lenda do boto.A imensidão da Amazônia abriga muita beleza natural e muita história regionais que distraem o cotidiano dos ribeirinhos com uma aura de mistério e sobrenatural. A lenda mais comum no Amazonas é a do boto, mamífero temido por pais e mães do interior, zelosos de suas filhas. Dizem os ribeirinhos que em noites de festas, principalmente no período junino quando as moçolas fazem ritual a Santo Antônio pedindo um namorado, o boto emerge do fundo do rio e toma forma humana.Sedutor, o boto aparece bem vestido e um chapéu sempre á cabeça, a esconder o furo no alto do crânio, onde ficam as narinas. Passa a noite dançando e divertindo asmoças, até que, no auge da animação, quando o sol começa a raiar, ele é obrigado a ir embora. Por isso, antes do amanhecer, o boto transformado em homem, desaparece misteriosamente deixando pra trás moças apaixonadas, e não raro grávidas. Outras tem sorte pior: encantadas pelo rapaz, aceitam segui-lo para o fundo do rio.A lenda se completa quando o jovem toca a água e novamente se transforma em um boto, sendo que seus acessórios voltam a ser o que eram na origem: o chapéu uma arraia e a espada um poraquê.

4 comentários:

Unknown disse...

oi me chamo leane,sou de Tefé e moro em manaus,estou fazendo uma pesquisa sobre a cultura de Maraã,gostaria de saber a origem da bandeira,da festa cultural,do brasaõ e as comidas tipicas da festa de Maraã.Desde Já eu agradeço

Unknown disse...

oi meu nome é Juciele tenho 17 aninhos moro em maraã.
adorei o site dos botos...
A festa dos botos é a melhor festa que tem em MaraÂ.
Mas com preferência O Boto TUCUXI.

Unknown disse...

Olá, Flor de Lis de Maraã, meu nome é Andréa. Sou de Tefé, mas estou morando em Rolim de Moura, RO. Tenho uma irmã que mora aí na cidade e ela é professora também. Talvez você a conheça, é a Eronilce (bjs pra ela e família). Achei a página muito bonita. Bjs !!!!

jesica disse...

Olá flor de lis meu nome é Jéssica Lorena tenho 16 anos e nasci em Maraã, sou neta da dona Inês Pereira, gosto do dois botos mas o meu preferido é o boto VERMELHO, e é isso bjsss ate o proximo comentário ..